Filho de pai capixaba e mãe baiana, a “estrela” Bruno Caliman, viveu parte de sua infância em Marilândia e Vila Velha, e hoje se rendeu ao tempero baiano, e vive sua vida na cidade de Teixeira de Freitas, na Bahia. autor de grandes sucessos da música brasileira, como Locutor, Seu polícia, 24 Horas, Já não sei mais Nada, Fiorino e "Camaro Amarelo". Essas são as mais famosas, mas o talentoso Bruno, tem um histórico gigante, de grandes sucessos.
Bruno começou a compor porque queria entrar numa banda de amigos em Itamaraju, na Bahia, mas como todas as vagas já estavam ocupadas, sobrou pra ele compor as canções, o que originou o titulo de “tocador” de papel e caneta pois sempre havia a dúvida das pessoas em saber o que ele fazia na banda, e sobrava pra ele a resposta: Toco papel e caneta Mais jovem, Bruno tocou nas calçadas, barzinhos acompanhado apenas de seu fiel escudeiro, o violão, começou a gravar também, pequenos jingles publicitários, e de tanto ouvir que cada jingle criado deveria ser tipo um chicletinho, no sentido de ter que grudar, nesse caso, na mente das pessoas, não teve outro caminho, Bruno criou os sucessos que ouvimos hoje e que ficam em nossa mente.
Destaque para as musicas : Camaro Amarelo / Te esperando / Fiorino / Já não sei mais nada e musica mais tocada de 2014 ¨ Domingo de manha ¨ gravada por Marcos & Belutti , composição de Bruno Caliman e Sorocaba.
Segundo Bruno, o início de sua carreira, coincidiu com o novo BOOM da música sertaneja no Brasil e como eu ouvia muito Renato Teixeira, Almir Sater, Pena Branca & Xavantinho, ele acabou se identificando com essa turma, fui muito bem recebido por eles, fiz grandes amigos e parceiros, afirmou o compositor. A lista de artistas consagrados que cantam suas músicas não é pequena, nada mais que Bruno e Marrone, Gian e Giovani, Arriba Saia, Ataíde & Alexandre, Gustavo Lima, Raça Negra, Guilherme & Santiago, Léo Magalhães, Aviões do Forró, Babado Novo, Inimigos da HP, Asa de Águia e agora o Gabriel Gava, Munhoz e Mariano, Fred e Gustavo, Maria Cecília & Rodolfo e agora mais recente Marcos e Belutti.
Bruno se considera um cientista maluco, onde seu quarto é o seu laboratório, onde ele mistura as coisas pra ver se explode, não é a toa que o artista tem músicas classificadas até em festivais de MPB, musicas gravadas na Espanha, Argentina e Portugal, além de trilhas sonoras de novelas. A mais nova é uma canção que ele criou para o filme A onda da vida do diretor capixaba José Augusto Muleta. Bruno Caliman é casado há 14 anos com Rose Guimarães, e tem 3 filhos, uma de seus filhos é uma menina: Brena Caliman.
Algumas composições
- Munhoz & Mariano ("Camaro Amarelo" - música do ano 2012 do Domingão do Faustão)
- Gabriel Gava ("Fiorino" e "Maquina do Amor")
- Léo Magalhães ("Locutor")
- Luan Santana ("Sogrão Caprichou", "Te Esperando", "Escreve Aí")
- Bruno e Marrone ("Já Não Sei Mais Nada")
- Alcione ("Labirinto")
- Arriba Saia ("Pra Julieta um Romeu", "Salve Jorge", "Ressaca de amor", "Blusa Branca", "Tô na sua fita")
- Gian e Giovani part: Nanda Bel ("De Qualquer Maneira")
- Marcelo Marrone ("Beber Cair e Levantar")
- Erick Monteiro ("15 mil por mês")
- Junior e Marconi ("Agora é a Onda")
- Fernando & Sorocaba ("Gaveta", em parceria com Sorocaba)
- Marcos e Belutti ("Domingo de Manhã")
- Lucas Lucco ("Destino", "Passarinho")