segunda-feira, 23 de maio de 2011

VICTOR CHAVES HOMENAGEM PROFISSÃO COMPOSITOR

Queridos amigos, o grande homenageado de hoje é o cantor e compositor Victor Chaves, da dupla Victor & Léo.
Um dos maiores compositores da atualidade, assina grandes sucessos como: FADA / LEMBRANÇAS DE AMOR / VIDA BOA / AMIGO / APAIXONADO / BORBOLETAS /AO VIVO E EM CORES / ÁGUA DE OCEANO / SEM TRÂNSITO SEM AVIÃO  / BOA SORTE PRA VOCÊ / FLOR DO CAMPO / RIOS DE AMOR / ESTRELA CADENTE / O GRANFINO E O CAIPIRA / NOITE ESTELAR / e tantos outros sucessos que fizeram dele o número 1 em arrecadação de direitos autorais. A maioria das músicas do repertório da dupla são de sua autoria e além do mais ele é considerado um grande instrumentista, poeta  e arranjador, e merece o respeito de  todos nós artistas e músicos que apreciamos a boa música.
VEJA ABAIXO O VÍDEO DA MÚSICA ¨FADA¨
MÚSICA QUE ALAVANCOU A CARREIRA DA DUPLA VICTOR & LÉO .



BIOGRAFIA DE VICTOR CHAVES
"Victor" (Vitor Chaves Zapalá Pimentel, nascido em 15 de abril de 1975
nascido em Ponte Nova e criados em Abre Campo,região da Zona da Mata de Minas Gerais. "Victor" é solteiro e sem filhos.

Ainda criança ouvia canções do regional sertanejo na radiola do avô, Tonico Chaves, tendo sido seu primeiro contato com a música, principalmente nas vozes de Sérgio Reis, Renato Teixeira, Almir Sater. Aos 12 anos, Victor vai a sua primeira aula de violão, e aos 18, compõe sua primeira canção, "Flor do Campo".


Na adolescência, outras influências nacionais e internacionais surgiriam enquanto ouviam James Taylor, Neil Young, Alceu Valença, Zé Ramalho, Eric Clapton, Dire Straits, entre outros.

Aos onze anos, a partir de uma pequena iniciação junto ao professor Jésus Fernandes, Victor fazia seus primeiros acordes ao violão e era o começo de um toque único e autodidata. Leo chegou a participar de um conjunto musical mas foi em 1992 que cantaram juntos pela primeira vez, mal sabendo eles o que seguiria após tantas noites de cantoria na pracinha, junto aos amigos e curiosos.

Ao participarem de um festival regional, também em Abre Campo, ingressaram na noite da região tocando em diversos bares e casas.

Em 1993, Victor fez sua primeira canção. Em 1994, mudaram-se para Belo Horizonte -MG com o intuito de aprimorar os estudos, mas a paixão pela música falou mais alto e ele resolveu dedicar-se inteiramente a ela. Unindo técnica e prática, cantou  por sete anos na noite da capital mineira, em que estudou canto por quase cinco anos.

TEMAS DE NOVELAS

Em 2008,  teve sua primeira canção integrando uma trilha sonora de novela: "Tem que Ser Você", de autoria de Victor. A versão em estúdio foi especialmente produzida pela dupla para a novela "A Favorita", da rede Globo, como tema das personagens Céu (Deborah Secco) e Cassiano (Thiago Rodrigues) e entrou como faixa bônus no CD “Borboletas”.


Em 2009, duas canções, ao mesmo tempo, integraram a trilha da novela “Paraíso” (de Benedito Ruy Barbosa), das 18:00, da rede Globo. Uma como tema de abertura, "Deus e Eu no Sertão", e a outra, "Nada Normal", tema das personagens Rosinha (Vanessa Giácomo) e Terêncio (Alexandre Nero). E "Recuerdos de Amor" (Lembranças de Amor) é tema de abertura da novela venezuelana "Si me miran tus ojos" (Laura Visconti Prodduciones/Sony Internacional).

Em 2010, a quarta música a entrar em uma novela (novamente da Rede Globo, e outra vez no horário das 18h),é "Rios de Amor", tema dos personagens Solano (Murilo Rosa) e Manuela (Milena Toscano) em "Araguaia", incluída no novo CD, "Boa Sorte Pra Você".

PRÊMIOS E INDICAÇÕES QUE A DUPLA VICTOR & LÉO RECEBERAM

Em maio de 2008, a dupla recebeu o prêmio TIM de música. Indicados na categoria Full Track, foram ao Teatro Municipal do Rio de Janeiro e venceram, com a canção “Amigo Apaixonado”, sendo a mais baixada pela net e celulares.


- Três indicações ao Grammy Latino, sendo uma em 2008, com DVD/CD “Ao Vivo em Uberlândia”, em 2009, com o CD “Borboletas”, e outra em 2010, com o CD “Ao Vivo e em Cores”.

- Vencedores do Troféu Arena de Ouro 2009, como "Melhor Dupla Sertaneja" 2007/2008.

- Em Dezembro de 2009 foram indicados ao Premio Lo Nuestro na categoria de Melhor Novo Artista Solo ou Grupo Do Ano. A premiação aconteceu no dia 18 de Fevereiro de 2010; eles perderam a indicação para a cantora canadense Nelly Furtado.

- Em Maio de 2010, Prêmio Tela Viva Móvel, com o aplicativo para iPhone Victor e Leo, nas categorias "Música" e "Grand Prix Popular".

- Indicados ao Prêmio da Música Brasileira 2010 na categoria “Melhor Dupla”, com o álbum “Ao Vivo e em Cores”.

- Em Agosto de 2010, ganhadores do prêmio de “Melhor Artista Sertanejo”, no 17º Prêmio Multishow, onde também foram finalistas nas categorias “Melhor DVD” e “Melhor Show”. Ainda se apresentaram ao lado da cantora Cláudia Leitte cantando "Pais e Filhos", da extinta Legião Urbana.

- Em Novembro de 2010, ganhadores do Prêmio Música Digital, na categoria "Música Mais Vendida Pop" com "Borboletas".

- Em Março de 2011, Prêmio Melhores do Ano no Domingão do Faustão, pelo terceiro ano consecutivo: 2008 “Melhor Canção” com “Tem Que Ser Você”, 2009 e 2010 “Melhor Banda ou Dupla”.

- Em Abril de 2011, ganhadores do Troféu Imprensa e Troféu Imprensa - Internet na categoria “Melhor Dupla Sertaneja” de 2010.

Nota: Pelo terceiro ano consecutivo (2008, 2009 e 2010), Victor Chaves ocupa a primeira posição em direitos autorais pelo ECAD. A dupla ocupa duas posições entre os cinco produtos fonográficos mais vendidos do Brasil.

3 comentários:

  1. e na linha do tempo foi ele que fez ???

    ResponderExcluir
  2. OLÁ MANUELA , TUDO BEM ? NÃO A MUSICA ¨ NA LINHA DO TEMPO ¨ É DE AUTORIA DE DOS COMPOSITORES : MARCELO MARTINS / SERGIO PORTO

    ResponderExcluir

O Cantor e Compositor Helio Gomes agradece sua visita ao blog.

Deixe seu Comentário!