quinta-feira, 2 de junho de 2011

PISKA HOMENAGEM PROFISSÃO COMPOSITOR


Queridos amigos, o homenageado de hoje é o compositor PISKA , guitarrista, arranjador e autor de grandes sucessos em parceria com César Augusto. Músicas que viraram hits nas vozes de grandes artistas como: ¨PARE¨ ¨PRECISO SER AMADO¨ ZEZÉ DI CAMARGO & LUCIANO / ¨BANDIDO É O CORAÇÃO¨ CHITÃOZINHO & XORORÓ / ¨LOUCURA DEMAIS¨ CHRYSTIAN & RALF / ¨UM SONHADOR¨  LEANDRO & LEONARDO / AGARRADA EM MIM¨ ¨UM BOM PERDEDOR¨ BRUNO & MARRONE / ¨MINHA ESTRELA PERDIDA¨ JOÃO PAULO & DANIEL  e muitos outros sucessos.
VIDEO DA MÚSICA ¨UM SONHADOR¨ MÚSICA DE PISKA COM LEANDRO & LEONARDO.


BIOGRAFIA DE PISKA
Carlos Roberto Piazzoli mais conhecido como Piska, é um guitarrista,arranjador e compositor brasileiro. Autodidata, começou cedo o seu contato com a música. Aprendeu a tocar baixo, teclados e, por fim, adotou a guitarra como instrumento.

Piska,em parceria com César Augusto, é conhecido por suas composições principalmente no meio sertanejo. Algumas duplas que já gravaram canções assinadas por Piska.

Começou tocando bateria e baixo em bandas amadoras de rock. Nos anos 1970, fez parte de diversos grupos de rock, entre os quais, Joelho de Porco e Casa das Máquinas, atuando como guitarrista. Tocou ainda com o grupo Novos Incríveis. No fim dos anos 1970, disposto a mudar de estilo, foi para o Rio de Janeiro, onde começou a conhecer diversos nomes ligados a MPB. Passou a apresentar-se como guitarrista, acompanhando nomes como Gal Costa, Zizi Possi e Caetano Veloso, realizando shows por todo o Brasil. Fez uma grande turnê com o cantor Ney Mato-grosso, na qual percorreu diversos países, entre os quais França, Portugal, Suécia, Suíça e América Latina. Gravou com Elis Regina o disco "Trem azul". Esteve ligado ao estilo MPB de 1977 até 1989, quando mudou novamente para São Paulo, disposto a seguir novos rumos em sua carreira e trabalhar com a música sertaneja. Por essa época conheceu o compositor e produtor César Augusto, que o convidou para fazer as produções e os arranjos da faixa "Eu juro", de Leandro e Leonardo, e que foi seu primeiro trabalho na música sertaneja. Em 1993, foi um dos arranjadores e regentes do CD lançado pela dupla Chrystian e Ralf e que incluiu ainda suas composções "Louco por ela" e "É desse jeito que a gente se ama", ambas com Eduardo e Adriano, e "Loucura demais", "Menina" e "Pra ficar com você", as três com César Augusto. No mesmo ano, fez os arranjos e a regência nas faixas "Mais uma vez comigo", "Olhos de lua" e "Mais do que eu", no terceiro disco da dupla Zezé di Camargo e Luciano, que incluiu ainda sua composição "Mais do que eu", parceria com Eduardo e Adriano. Em 1995, a dupla Chitãozinho e Xororó gravou a composição "Bandido é o coração", de sua autoria e César Augusto. Em 1998, a mesma dupla gravou "Casa e comida", com César Augusto e Xororó. Entre outros, teve composições gravadas por Leandro e Leonardo, "Amores são coisas da vida", parceria com César Augusto e "Dor de amor não tem jeito", com César Augusto.Trabalhou nos discos de Zezé di Camargo e Luciano e João Paulo e Daniel. Em 1999, trabalhou nos discos de Guilherme e Santiago, André e Adriano e Cleiton e Camargo.Tem como principal parceiro o cantor, compositor e produtor César Augusto, com quem compôs, entre outras, "Amores são coisas da vida", "Um sonhador", "Tarde demais" e "Mulher brasileira". Atraído pela música sertaneja, resolveu fazer uma fusão com o pop/rock. Tem como marca registrada em seus arranjos as guitarras roqueiras e pesadas. Em 1999, montou um estúdio de gravação para novos valores e, a partir daí, começou a lançar o selo Piska Records. Em 2001 foi um dos recordistas em músicas executadas segundo o ECAD. Em 2002, teve a sua música "Um bom perdedor", (c/ César Augusto), gravada pela dupla Bruno e Marrone, no CD/DVD "Acústico ao Vivo", lançado pela Sony/BMG. Em 2009, teve a sua música "Dor de amor não tem jeito" (c/ César Augusto) gravada pelo cantor Leonardo, no CD/DVD "Esse alguém sou eu", lançado pela Universal Music.

MAIS SOBRE PISKA

Emplacou com o grupo KLB: A dor desse amor, Estou em suas mãos e Porque tem que ser assim. “Se soubesse a fórmula, estaria trilhardário, faria 36 sucessos por dia”, conta Piska, enfiado numa camiseta combinando com uma bermuda de surfista, no estúdio de 720 metros quadrados que está construindo na Praia Grande, litoral paulista. Ele pode não conhecer o segredo da pedra filosofal da música, mas continua tentando. No mais recente disco do KLB, além da produção, compôs oito das faixas, algumas em parceria com o vocalista Kiko, 21 anos. A versatilidade do compositor e guitarrista de 51 anos tem história. Ele está na estrada há mais de três décadas. Começou tocando com Wanderley Cardoso, viu a MPB se profissionalizar, o rock brasileiro nascer, o pagode estourar. Depois de integrar os extintos grupos de rock Joelho de Porco e Casa das Máquinas, acompanhou Elis Regina, Gal Costa, Ney Matogrosso e As Frenéticas, entre outros. Como produtor, deixou sua marca nos primeiros álbuns de Marina. “Agora estou aqui, fazendo sertanejo”, ironiza o paulistano, pai de duas adolescentes, um roqueiro desnaturado, mas ainda fanático pelos Beatles.


Quem o levou para a longa e sinuosa estrada da música caipira foi o parceiro César Augusto, 48 anos, 30 de carreira, que ele conheceu no final dos anos 80, em São Paulo, nos corredores da extinta gravadora Copacabana. Já nesta época, Augusto era um nome de respeito no quem é quem do mundo do disco. Foi ele, por exemplo, quem produziu o quarto álbum da extinta dupla Leandro & Leonardo, aquele que trazia o arrasa-quarteirão Pensa em mim. “Estreei vendendo três milhões de cópias”, conta o compositor e produtor dos mais requisitados por duplas como Gian & Giovani. O paulista de Jaborandi, que já integrou a dupla César & César, contabiliza 700 músicas gravadas, entre elas Hoje é sexta-feira e Festa de rodeio, o hino dos peões-boiadeiros. Há também Antes de voltar para casa, gravada por Zezé Di Camargo & Luciano, Mentira que virou paixão, com Leonardo, e Agarrada em mim, do repertório de Bruno & Marrone, que lhe garantiram o posto de terceiro autor no ranking de arrecadação do Ecad. Hoje, soma cerca de 50 milhões de discos vendidos como produtor e compositor das chamadas músicas românticas. “Somos um povo sofrido e romântico. Minhas canções fazem sucesso porque escrevo com simplicidade, sem cair no lugar-comum.”

PARABÉNS PISKA PELA SUA LINDA CONTRIBUIÇÃO PARA COM A NOSSA MÚSICA BRASILEIRA, DESEJO TODO O SUCESSO DO MUNDO PARA VOCÊ, UM FORTE ABRAÇO DO COMPOSITOR HELIO GOMES.

8 comentários:

  1. Caramba,
    Eu tenho só 18 anos e guardo c/ carinho meus LP's do Leandro & Leonardo,João Paulo & Daniel,entre inúmeros outros discos d outros artistas,convém falar q o meu maestro predileto é o Piska,depois o Eduardo Assad,José Paulo Soares,Otávio Basso,Martinez,Pinocchio e outros maestros da extinta Chantecler (agora Warner).
    Essa coisa d fundir rock ao sertanejo foi uma das melhores coisas q houve p/ esse estilo,pois foi o q fez c/ q o sertanejo ficasse d cara nova,c/ uma roupagem totalmente diferente daquela dos tempos do Milionário & José Rico,Pena Branca & Xavantinho (sem desmerecer essas frandes duplas q tbm tiveram a sua marca).
    Mas sem querer fugir do assunto,o Piska tá d parabéns por todos os arranjos q ele fez p/qualquer dupla sertaneja.
    Outra coisa q tbm devo ressaltar foi os arranjos q o Piska fez p/ o Agnaldo Timóteo no LP de 1992 (ano q eu nasci) gravado pela chantecler,ficou show d bola,inclusive a musica "Dona Do Meu Mundo" q é a musica q mais me toca fundo.
    Sou gaúcho d Pelotas e aqui nessas terras frias a gnt se aquece ouvindo essas maravilhosas reliquias d LP c/ um gostoso e tradicional chimarrão !!!
    Um forte abraço ao criador do blog e milhoes d parabéns ao nosso incrivel maestro PISKA !!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Hélio...o Piska e o César são feras mesmo...sou fã deles...me arrisco a compor também e me inspiro neles...André Rigneli

    ResponderExcluir
  3. nessa vida haverá poucos com esse dom como seu piska tiro meu chapéu pra vc como compositor e como pessoa ...admiração é pouco .seu eterno fÃ

    ResponderExcluir
  4. ola galera.
    Eu sou Josiel, e tambem trabalhei com Piska em studios de gravaçao aqui em Sao paulo. tenho uma OBS: sobre este grande musico e produtor PISKA. Eu acompanhei a primeira participaçao do musico Piska no Mundo Setanejo.
    Na verdade ele foi Convidado,fazer um solo de guitarra em uma das faixas do disco de Leandro & Leonardo (vinil), na musica BATE CORAÇAO (autor. Altair Veloso ). O solo foi um susseso,
    Logo ele ja foi convidado para gravar com Zeze de Camargo e Luciano, e mais um monte de artistas. Cezar Augusto e piska viraram uma dupla de fabricar sussessos. Depois de muitas gravaçoes no ano 1991, fecharam o ano com chave de ouro com um tema de fim de ano, reunindo a maioria dos artistas consagrados do sertanejo. covidados da época era Fafa de Belem,Eduardo Araujo, Amado Batista, Rene e Ronaldo,Chrystian e Ralf.Gian e Giovani,Jayne, Mato Grosso e Mathias, Dalvan, Zezé di Camargo e Luciano, Leandro e Leonardo, e outros que nao me lembro agora.
    Em fim eu até brincava sempre com todos artistas, quando ia começar as gravaçoes.
    Eu brincava assim.
    O artistas dizia ( Oi Cezar Augusto eu quero gravar com vc!)
    Cezar Augusto ( Oi neguinho tudo bem, mais tem um porem, vocês tem que gravar uma musica minha.)
    Artistas ( Caramba vai ser um prazer ter vc como produtor do nosso disco.!)
    Cezar Augusto ( entao neguinho, vou produzir seu disco e vou chamar os melhores Maestros ta.)
    Artistas ( sossa vai ser massa em )
    Cezar Augusto ( entao.. vou chamar TODOSS OSS MAESTROSS PISKAA )
    Artista ( agora sim vamo fazer sussesso.)

    ESSA FOI MINHA OMENAGEM AO GRANDE MUSICO, COMPOSITOR, ARRANJADOR DE TANTO SUSSESSO.

    COMENTARIOS SOBRE MINHA OBS.
    josielrufino@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. fique sabendo pela internet do falecimento de piska ele foi parceiro do biafra

    ResponderExcluir
  6. Grande compositor e instrumentista.
    Foi um baque muito grande saber dessa irreparável perda.
    Ainda no início dos anos 90, basta pegar qualquer CD de duplas como Guilherme e Santiago. O maestro Piska simplesmente é compositor, instrumentista e arranjador de TODAS as faixas, ou seja, os CD's só não têm a voz dele.
    Nos CD's de Bruno e Marrone, André e Adriano, Adalberto e Adriano e Renê e Ronaldo o nome do Piska está lá em todas as faixas também, como instrumentista e arranjador.
    Sempre trabalhando de forma silente, não fazia questão de aparecer na mídia, como muitos compositores famosos fazem.
    O que mais sinto é nunca mais ter a oportunidade de conhecê-lo pessoalmente, pois sou um admirador e fã incondicional de tamanha humildade e gigantesco talento musical.
    Meus sinceros pêsamos à família do maestro Piska.

    ResponderExcluir
  7. e isso ai so ta ficando as coisas ruim com rara excessoes , digo musica sem qualidade insturmental e letral vai com deus PISKA vc vai fazer falta

    ResponderExcluir
  8. Não deixem o romantismo morre
    Cadê os corações apaixonados
    Os seres humanos evoluíram em quase tudo
    01 Os aparelhos celulares
    02 os avios de guerra
    03 a medicina
    04 as armas
    05 os esportes
    06 engenharia
    07 fotografia
    08 culinária
    09 E a musica sertaneja evoluiu?
    A um tempo atrás não sei especificar quanto tempo
    Ouve uma chamada de emergência
    E foi solicitada uma ambulância ao local
    Chegando lá os para médicos levaram um susto os mesmos perguntaram você o que houve ?
    Parecia ter uma saúde de ferro muito preocupado ligaram para o os hospital
    Informando estamos levando a musica sertaneja romântica
    Pois o passa do tempo lhe fez mal.
    segundo último boletim medico Ela não corre risco de vida
    mais vai continuar internada pra observação.
    Ela esta com uma grande equipe de médicos
    São eles
    Zezé de Camargo e Luciano
    Chitãozinho e chororó
    Eduardo costa
    Leo Magalhães
    Edsom
    Daniel
    Jorge e Mateus
    E outros não citado
    E o amor, fio de cabelo, pense em mim,
    São musicas que provavelmente não seria cargo chefe de um cd atual
    Na verdade o dinheiro fala mais alto
    Estão querendo levar o sertanejo pra um patamar erótico
    Um recado pra quem tentar ferir La a musica, a musica sertaneja e eterna
    A muita gente boa no mercado com musicas falando ao coração
    Só falta ter que oportunidade
    Os artistas estão em cima não olha pra baixo e esquece-se da humildade
    Chega em um programa de TV mostrando uma coisa que na verdade não são
    Olhem para o artista menos conhecido pois dele pode vir um grande sucesso
    Sou compositor sertanejo e as portas estão fechadas
    Mesmo não sendo um dos doutores citado
    Este ai um remédio bom pra musica sertaneja
    Email-jonatabambam@hotmail.com

    ResponderExcluir

O Cantor e Compositor Helio Gomes agradece sua visita ao blog.

Deixe seu Comentário!