quarta-feira, 20 de outubro de 2010

FEIRA DA MÚSICA EM CANELAS RS HOMENAGEANDO CARLOS COLA


O compositor Carlos Cola, um dos maiores compositores do Brasil, é um dos homenageados na feira da Música em Canelas RS, que teve início em 14/10/2010.


Um desfile de grandes nomes da Música Popular Brasileira vai aquecer a Serra Gaúcha. É que nesta segunda–feira, dia 18, começa a sexta edição da Festa Nacional da Música, um dos maiores eventos de música da América Latina. Até o dia 21, centenas de artistas, produtores, técnicos, autoridades, empresários e profissionais ligados ao mundo da música brasileira estarão reunidos no Hotel Laje de Pedra, em Canela, Rio Grande do Sul, para shows, palestras, bate–papos e diversão.

Alguns nomes já estão confirmados. Entre eles: Zezé Di Camargo, Maria Gado, Restart, César Menotti & Fabiano, Arlindo Cruz, Calypso, Fafá de Belém, Exaltasamba, Jair Rodrigues, Papas da Língua, Sérgio Reis, É o Tchan, Sidney Magal, Margareth Menezes, Netinho, The Fevers, Gustavo Lins, Chimarruts, Gretchen, Fagner, George Israel, Cezar & Paulinho, Gian & Giovani, Alinne Rosa, Ângela Maria, Pepeu Gomes, Hugo Pena & Gabriel, Sandra de Sá, Paula Fernandes, Michel Teló, Rodriguinho, Claus e Vanessa, Leoni, Parangolé, Revelação, Ricky Vallen, Amado Batista, Falcão, Luiz Ayrão, Kiko Zambianchi, Edson, FatDuo, D’Black, Hugo & Tiago e Sérgio Loroza. A dupla Laluna & Vinícius também marcando presença nesse grande evento da Música Brasileira.

Paralelo à agenda de shows, lazer e boa música, o evento promete acaloradas discussões sobre os rumos da música no País. Um dos temas que vai entrar em pauta é a polêmica alteração na lei de direitos autorais. O assunto será abordado por representantes do Ministério da Cultura (MinC) e do Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Para a superintendente do Ecad, Gloria Braga, o anteprojeto de lei proposto pelo MinC trará prejuízos aos autores. Por outro lado, o MinC diz que as alterações propostas visam atualizar a legislação e aumentar a arrecadação de direitos autorais.

Noite de abertura e homenagens

A abertura oficial da Festa Nacional da Música ocorre a partir das 22h, no Salão Implúvio do Hotel Laje de Pedra, em Canela. Dezenove personalidades brasileiras serão homenageadas no evento deste ano, numa cerimônia marcada por muita música e alegria:

1 – Arlindo Cruz – sambista e compositor
2 – Armandinho – guitarrista baiano
3 – Armando Pittigliani – produtor musical
4 – Calypso – banda paraense
5 – Carlos Colla – compositor
6 – César Menotti e Fabiano – dupla sertaneja
7 – Fabio Francisco – empresário do grupo Exaltasamba
8 – Gustavo Kuerten – tenista
9 – José Milton – produtor musical
10 – Leonardo Ganem – presidente da gravadora Som Livre
11 – Maria Gado – cantora e compositora
12 – Nando Cordel – compositor
13 – Nelson Coelho de Castro – compositor
14 – Opus Promoções – Carlos Konrath e Geraldo Lopes (diretores da Opus)
15 – Pepeu Gomes – guitarrista
16 – Restart – grupo pop
17 – Takamine Guitars / Sonotec – empresa equipamentos musicais
18 – The Fevers – grupo musical
19 – Tom Gomes – empresário musical

Histórico da Festa

A Festa Nacional da Música já se chamou Festa Nacional do Disco. A mudança tem uma explicação. Realizada durante quinze anos nas décadas de 1970 e 1980, o evento teve interrupção de mais de vinte anos, sendo retomada em 2005 com novo nome. “A palavra disco era uma referência ao LP, ao disco físico. Não funciona mais. Hoje a música pode ser comercializada através de diversos meios, como a internet”, observa o organizador e idealizador da Festa Nacional da Música, Fernando Vieira.
Apesar da nova nomenclatura, as raízes continuam. Fafá de Belém, por exemplo, é uma das artistas deste ano e participa do encontro desde a década de 1980. “Ninguém sabe qual será o destino da música, só sabemos que ela não acabará nunca. Temos que nos reunir e pensar sobre música”, alerta a cantora paraense.

Um comentário:

  1. Olá"

    Gostaria de saber qual a marca desse violão que o Carlos Colla usa na foto vc sabe?

    ResponderExcluir

O Cantor e Compositor Helio Gomes agradece sua visita ao blog.

Deixe seu Comentário!